Você costuma elogiar as pessoas?

O poder do elogio.

Um dos maiores poderes que nós seres humanos possuímos e nem se quer nos damos conta, é o de elogiar as pessoas. Elogiar é mais que valorizar, é reconhecer no outro uma qualidade. Pesquisas recentes apontam que o reforço positivo funciona melhor que a punição.


Por que não elogiamos?


Porque vivermos numa sociedade com grandes tendências para as cobranças, perdemos muitas vezes o contato com nossa natureza, e esquecemos o essencial que é a valorização e o elogio espontâneo das pessoas.


Da mesma forma que o ato de elogiar causa um reforço positivo, o ato de criticar causa um grande problema, pois coloca as pessoas na defensiva, as deixam bloqueadas e se sentindo profundamente feridas.


O Psicólogo Frederic Skinner afirmava que quando se diminui a crÍtica e valorizamos o elogio, as coisas boas que as pessoas realizam ganha um reforço positivo, e as coisas ruins acabam sendo atrofiadas.


Elogiar faz parte de um processo de dar ao outro aquilo que temos de melhor e em contrapartida nos ensina também a receber e aprender a ser grato. Vale ressaltar que o elogio precisa ser sincero, para que esta máxima do elogio funcione, temos que ser honestos conosco e com que irá receber o elogio.


Clique aqui e leia o conteúdo completo.



Jorge Mariano

Sócio fundador da J Mariano consultoria

e treinamento, atuando também como palestrante e professor nas áreas de marketing e negociação, liderança, motivação, qualidade, atendimento, desenvolvimento de carreira

e administração geral. Palestrante

em congressos nacionais e internacionais Sempre em grandes corporações como: Santander, Unibanco, Fagron entre outras.

by jmariano