Você tem medo de falar em público?

Eu também tinha, mas superei

É comum encontrar pessoas que travam na hora de uma apresentação, na hora H surge aquele frio na barriga, trazendo insegurança, as mãos e pernas ficam trêmulas e tudo que foi planejado parece ter desaparecido como num passe de mágica.

Já sofri bastante com esta sensação, sempre que ocorreu não foi nada fácil falar, acabava atropelando as palavras, me perdia com o conteúdo e não deixava claro o que me programei para expor, no final me sentia frustrado e desanimado com o resultado.

Não saber como falar em público era um grande obstáculo para minha carreira, pois no meu projeto de vida, eu tinha duas metas: me tornar um educador e palestrante. Percebi que uma das fontes do meu medo estava na preocupação com a reação das pessoas. Minha necessidade de aceitação influenciava diretamente meu comportamento, e surgiam questionamentos do tipo:

  • Será que estão gostando?

  • Será que não falei besteira?

  • Será que estão entendendo?

Com o tempo descobri que falar em público não era este bicho de sete cabeças, existem algumas técnicas para minimizar as dificuldades que me ajudaram e espero que te ajude também em sua próxima apresentação:


1. Domine o assunto: Estude o conteúdo que irá apresentar, tenha um repertório de conhecimentos vasto sobre o assunto, utilize exemplos, histórias e faça associações, embora pareça óbvio, muitas pessoas não se preparam adequadamente.


2. Treine o que for falar: Ensaie o que for falar se possível, utilize todos os equipamentos que você planeja usar. Para treinar, grave a si mesmo, escute e veja os pontos onde suas ideias ainda não estão muitos claras. Treine as pausas, entonações e monitore seu tempo.


Clique aqui para ler o conteúdo completo.



Jorge Mariano

Sócio fundador da J Mariano consultoria

e treinamento, atuando também como palestrante e professor nas áreas de marketing e negociação, liderança, motivação, qualidade, atendimento, desenvolvimento de carreira

e administração geral. Palestrante

em congressos nacionais e internacionais Sempre em grandes corporações como: Santander, Unibanco, Fagron entre outras.

by jmariano