Termos que são utilizados nos negócios que você precisa conhecer.

Você conhece os termos que são utilizados no mundo dos negócios?

Conhecer a linguagem dos negócios é muito importante para melhorar a comunicação e obter resultados de alto desempenho.

O mundo corporativo é repleto de termos que são utilizados normalmente, mas que nem sempre estamos acostumados ou familiarizados. Deste modo, reuni 11 termos que irão te ajudar no dia a dia:

1. Benchmarking: Método para análise da concorrência que visa identificar as melhores práticas, aprender e implementar dentro da organização, de maneira que a empresa obtenha um desempenho superior aos concorrentes.

2. Brainstorm: Técnica utilizada para incentivar a criatividade em um grupo, onde todos os participantes são orientados a dar suas ideias e sugestões para melhoria de um determinado processo, utiliza a diversidade de pensamentos e experiências, reunindo o maior número de ideias possíveis com visões e propostas diferentes.

3.Break even point: Momento que a empresa encontra o ponto de equilíbrio entre seus custos e suas receitas. Com esse indicador, é possível saber qual o faturamento mínimo que se deve ter para que consiga cobrir todos os custos.

4. Budget: Plano base para início da atividade produtiva, ele é o orçamento empresarial geralmente utilizado para orientar o ano seguinte, muito importante porque traça os objetivos da companhia, permitindo que sejam tomadas medidas de ajuste para o alcance das metas estipuladas, neste documento são inseridas variáveis de custos, receitas e despesas, definindo um plano de contas.

5. B2B e B2C:O que caracteriza o tipo de comércio de uma empresa não é o produto, mas a atividade. Estas duas siglas vão diferenciar qual a atividade fim das empresas.

B2B – São as transações comerciais entre empresas, onde negócios de todos os tipos (indústrias, distribuidores, revendas) comercializam seus produtos para outras empresas. B2C – São as transações comerciais entre empresas e consumidores finais.


Clique aqui e leia o conteúdo completo.



Jorge Mariano

Sócio fundador da J Mariano consultoria

e treinamento, atuando também como palestrante e professor nas áreas de marketing e negociação, liderança, motivação, qualidade, atendimento, desenvolvimento de carreira

e administração geral. Palestrante

em congressos nacionais e internacionais Sempre em grandes corporações como: Santander, Unibanco, Fagron entre outras.

by jmariano