G-EQ8W19TRJ2 JARGÕES DA ADMINISTRAÇÃO QUE VOCÊ PRECISA CONHECER.
top of page

JARGÕES DA ADMINISTRAÇÃO QUE VOCÊ PRECISA CONHECER.

Atualizado: 31 de ago. de 2018


Pode ser que você já escutou na empresa que atua ou em algum veículo de comunicação termos técnicos do mundo corporativo, que provavelmente não conhecia ou tinha pouca familiaridade e se sentiu confrontado por eles.


Geralmente quando isso ocorre a maioria das pessoas ignora o fato ou faz aquela famosa cara de conteúdo, tentando fingir que entendeu para seguir a conversa.


Na verdade isso é mais comum do que você imagina, e para te auxiliar, e minimizar este risco, reuni neste artigo 35 jargões muito utilizados que irão expandir seu campo de compreensão.


1. Benchmarking 

Método de comparação de serviços, produtos e práticas que buscam superar a concorrência e aprimorar as funções e processos de uma empresa.


2. Brainstorm

Reunião ou conversa feita para trocar e debater ideias. Onde todos contribuem com suas ideias para a melhoria de um produto ou processo.


3. Break-even

É quando a empresa consegue se sustentar sozinha: quando os custos são iguais às receitas. Quando a empresa encontra o ponto de equilíbrio.


4. Budget 

Orçamento empresarial. Normalmente realizado para prever os custos e receitas do ano seguinte.


5. Business plan 

Plano de negócios, documento que especifica, em linguagem escrita, um negócio que se quer iniciar ou que já está iniciado.


6. Business to business (B2B) 

Comércio feito entre empresas sem a participação do consumidor final.


7. Business to customer (B2C) 

Comércio realizado diretamente entre a empresa e o consumidor final.


8. Briefing 

Dados e informações que vão dar suporte e criar um roteiro de ação para determinado trabalho ou atividade.


9. (CEO) Chief executive officer 

Cargo mais alto da empresa. Pode ser chamado também de presidente, diretor geral, entre outros. Quando existem os dois, o presidente exerce um cargo mais alto.


10. Core business

É o ponto forte ou principal negócio da empresa. Aquilo que a empresa faz com muito êxito, consegue ter uma vantagem competitiva sobre a concorrência.



Jorge Mariano

Sócio fundador da J Mariano consultoria

e treinamento, atuando também como palestrante e professor nas áreas de marketing e negociação, liderança, motivação, qualidade, atendimento, desenvolvimento de carreira

e administração geral. Palestrante

em congressos nacionais e internacionais Sempre em grandes corporações como: Santander, Unibanco, Fagron entre outras.






bottom of page