Ao longo da minha carreira profissional percebi que diversos amigos, conhecidos e parceiros de trabalho, achavam injustos e reclamavam sempre que recebiam de seus superiores cobranças sobre engajamento, ainda mais quando estas cobranças estavam relacionadas com os objetivos da empresa, na maioria das vezes a cobrança tinha fundamento, porém o grande problema era que as regras do jogo nem sempre estavam claras para todos os envolvidos.
Os profissionais quando são contratados recebem treinamento sobre o sistema, sobre o produto ou serviço da empresa, sobre histórico da empresa, sobre as instalações etc., mas nem sempre são orientados sobre os objetivos o principal foco da corporação, assim ficam sem saber:
1- Como vamos fazer?
2- Porque vamos fazer?
3 - Onde vamos chegar?
4 - Quais ferramentas utilizar?
5 - Como vamos chegar?
6 - Quando vamos chegar?
Assim começam os problemas, mesmo os melhores profissionais, repletos de boas intenções não conseguiriam ter sucesso em um cenário destes, pois quem não sabe para onde está indo não encontrara o destino.
Uma forma de reduzir os riscos do insucesso é melhorando a comunicação interna, que algumas empresas nos dias de hoje não tem dado a devida importância.
E imprescindível o investimento em endomarketing. O endomarketing funciona como um marketing interno voltado para os funcionários da empresa. O termo não é novo, e foi introduzido no mercado em 1990 pelo consultor empresarial Saul Bekin.
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Jorge Mariano
Sócio fundador da J Mariano consultoria
e treinamento, atuando também como palestrante e professor nas áreas de marketing e negociação, liderança, motivação, qualidade, atendimento, desenvolvimento de carreira
e administração geral. Palestrante
em congressos nacionais e internacionais Sempre em grandes corporações como: Santander, Unibanco, Fagron entre outras.
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